2009/06/29

Psychic Ills

Orgânico e Sintético

A estrutura musical do Psychic Ills é de difícil definição, vivem numa zona de grande conflito, é (e não é) rock, é (e não é) puro psicadelismo, é (e não é) indie absolutista. A banda de New York que tinha anteriormente lançado Dins (2006), um disco construído por ondas de drones e post-punk sónico. Com o lançamento de Mirror Eye, há uma intencionalidade premeditada de alterar um pouco o discurso, há como que um abandono da costela mais rock e uma adesão a uma estrutura quase de improvisação, aliás nasce neste novo trabalho dos Psychic Ills uma afirmação mais espacial, toda a nova componente trazida pelo novo elemento da banda (Jimy SeiTang) transformou o som dos Psychic Ills, dando-lhe uma sonoridade muito próxima de uns Spaceman 3.
O inicio de Mirror Eye faz-se ao som de “Mantis”, um tema é compassado e hipnótico, onde toda a organização musical tem por base a distorção das guitarras e o permanente loop do baixo; “I Take You As My Wife Again” como o próprio nome indica é re-casamento, os Psychic Ills agarram nos sons mais psicadélicos dos anos 60 e dão-lhes uma nova cara; O formato canção de "Fingernail Tea" é o tema que na teoria seria o mais consensual do disco, ainda assim está perfeitamente patente que o ideal de experimentalismo.
Ao segundo álbum os Psychic Ills decidiram percorrer o planeta electrónico, fizeram-no experimentando e inventado, decidiram misturar todo o conhecimento anterior com a vertente mais psicológica do rock, fizeram bem.

Momento Mágico: Way Of


Psychic Ills - Mirror Eye (2009) – The Social Registry


Psychic Ills (site) & MySpace


2009/06/23

Cotonete

O Cotonete fez a gentileza de fazer destaque ao meu blog, fica aqui o link para todos lerem: PENSO SONORO NO COTONETE

2009/06/04

Dent May & His Magnificent Ukulele

Boa Onda

Dent May é um muito provavelmente um musico efémero, aliás o mundo musical está cheio (e eu gosto) de músicos que surgem vindos do nada, para ao fim de alguns minutos desaparecerem para todo o sempre, sobrando apenas aquele pequeno acorde ou aquele pequeno lalalala. Dent May é um músico que nos chega do Sul dos EUA (Jackson – Mississippi), e que possui como referencias Serge Gainsbourg e Lee Hazlewood, isto irá atribuir uma característica fortemente kitsch e old-fashioned á sua música, mas ao contrário das suas referências os temas de Dent May são primaveris e festivos, lembrando permanentemente amplos espaços verdes.
Dent May aproxima-se imenso da estrutura musical de Jens Lekman, a principal diferença resida talvez na forma mais aberta que May tem de expor as suas canções. Onde Lekman é um feliz desgraçado, Dent May é felicidade em forma crua. The Good Feeling Music of Dent May & His Magnificent Ukulele é um disco perfeito para este fim de primavera, abram definitivamente as esplanadas, já não há retorno possível. A satisfação é dominador comum desta época do ano, mostrem-na não tenham vergonha, um sorriso não custa nada e faz bem á pele.

Momento Mágico: Meet Me In The Garden

Dent May & His Magnificent Ukulele - The Good Feeling Music of Dent May & His Magnificent Ukulele (2009) – Paw Tracks



Dent May (site) & MySpace