Chatwin é o verdadeiro mestre a escrever sobre viagens. Vai dado passos e vai-os decorando de uma forma extraordinária, aqui e ali intervalados por pequenos acontecimentos históricos, que ajudam o leitor a construir verdadeiras imagens dos lugares por ele percorridos.
"O primeiro livro adulto que li duma ponta à outra foi Sailing Alone Around The World. Seguiram-se The Venturesome Voyages Of Captain Voss, de John C. Voss, Omoo e Typee, de Melville, e depois Richard Henry Dana e Jack London. Terá sido destes autores que me ficou o gosto pelo estilo yankee simples e despretensioso? Nunca gostei de Julio Verne, por acreditar que o real era sempre mais fantástico do que a fantasia." in Anatomia da Errância
Literalmente vindos do nada, a banda de Montreal (mais uma) apresenta-nos uma electrónica enroscada, piscando aqui e ali o olho ao prog-rock e ao krautrock de contornos mais subtis. Após a apresentação do EP Zeroes – 2008 (com um início à la Suicide “Disappearance Of The Skyscraper”), os Sunns prometeram logo imenso. Após isso e logo nos primeiros esboços sonoros, vê-se que existe a pré-intensão de desenhar, algo com contornos bem definidos e perfeitamente delineados. Com Zeroes Q. C. o primeiro álbum destes canadianos, fica revelado definitivamente o trilho por onde estes rapazes querem ir. Há imensos pontos de contacto entre os Suuns e outras bandas: BRMC in “Gaze” ou Clinic in “Marauder” / “Up Past The Nursery” ou em “PVC”, sendo que estas são apenas suaves comunhões ou simples familiariadades, nada mais que isso. Zeroes Q. C. é um disco que evoluiu por ele próprio, deixando um rasto de intensidade eléctrica e electrónica.
Clássico da literatura portuguesa, um livro que deve ser lido umas quantas vezes ao longo da vida. Um livro que envelhece connosco.
"E os dias pior ainda, apesar da claridade. Ricos e pobres nem no brilho do sol reparavam. Comiam, bebiam e cavavam leiras, numa resignação de condenados. - A vida é assim..." in Bichos
Brandford Cox surge ano após ano com uma frequência quase milimétrica, se em 2008 dobrou a sua aparição – Deerhunter – Microcastle & Altas Sound – Let The Blind Lead Those Who Can See Cannot Feel - em 2009 aparece novamente como Atlas Sound – Logos, assinando um dos grandes discos do ano transacto. A multiplicidade desta alma criadora deve-se – na minha opinião - à ausência de padrões e de regras, Cox produz e cria música pelo simples facto do prazer que isso lhe dá. Este meu pensamento é baseado em exclusivo, nas (muitas e) sucessivas escutas de ambos os projectos, se de um lado Deerhunter parece (e é-o muitas vezes) puro e descomplicado rock alternativo, em Altas Sound a música vive por camadas sobrepostas tão tipicamente conhecidas do formato mais electrónico. Mas falemos então de Halcyon Digest. O quinto disco de Deerhunter (o primeiro pela 4AD), é um disco nostálgico, de canções rendilhadas repletas de sentimentos, aqui e ali piscando o olho ao lado mais cerebral do rock experimental. Texturas de shoegaze, relaxantes compassos de palmas, baterias sempre perfeitas, vozes (e textos) que não deixam ninguém indiferente, Halcyon Digest não é Microcastle, mas isso não o reduz como uma das melhores coisas de 2010. Como disse num anterior texto, a guerra de egos entre o Cox do rock e o Cox da electrónica, não foi minimamente beliscada e isso é óptimo, porque nos coloca em permanente alerta para o que virá aí a seguir.
O multi-instrumentista Pink e os seus rapazes, andam normalmente por caminhos estranhos e pouco conhecidos, e é viajando por essas estradas pouca mapeadas, que vão desenhando um indie-pop verdadeiramente digno desse nome. Before Today é o 10º disco desta banda de Los Angeles, mas o primeiro por uma editora com grande visibilidade, nada mais nada menos que a 4AD e toda essa conjugação resultou num disco perfeito. Before Today é uma miscelânea pop rock, 12 temas que visitam e revisitam todos os cantinhos da música dos últimos 50 anos, não há uma linha condutora ao longo de todo o disco, no entanto tudo faz imenso sentido, dando-lhe uma abertura de alma de todo o tamanho. Disco mais ecléctico do ano.
Momento Mágico: Menopause Man
Ariel Pink's Haunted Graffiti – Before Today (2010) – 4AD
O pop ambiental desenhado pela e para a voz de Pat Grossi, transmite-nos a leveza de caminhos repletos de primaveras. Há em Active Child, uma permanente textura a algo inacabado, é como se o serviço só ficasse definitivamente pronto, num instante que nos entra nos ouvidos. Curtis Lane são 6 planantes passeios pelas 4 estações do ano, a dimensão climática deste EP é algo que provoca diversas sensações térmicas, há algo de meteorológico neste trabalho
Momento Mágico: Wilderness
Active Child – Curtis Lane - EP (2010) – Filter/Merok
O meu fascínio por Kapuscinki está a tomar uma dimensão gigantesca. Neste "O Outro" dá-nos a conhecer o que somos olhando para os outros. Em seis pequenas conferencias, relata qual é a dimensão universal do ser humano. Filosofia, história, antropologia, tudo cruzado com a experiência de viajante de Ryszard Kapuscinki.
"Heródoto parece afirmar que a xenofobia é uma doença dos apavorados que padecem de complexos de inferioridade, assustados só com a ideia de confrontação no espelho da cultura dos Outros." in O Outro
São poucas as bandas que logo ao primeiro acorde, conseguem com tanta eficácia criar um tão grande alarido e este quarteto consegui-o de uma forma libertadora, tudo isto feito através de uma “máquina” demolidora de produzir som. Para mostrar essa “máquina” usaram o formato EP, provando que não é pelo tamanho que morre o peixe. É Uma Água é assim o EP de apresentação de Paus, uma banda que se auto apresenta como sendo constituída por “Uma Bateria Siamesa, Um Baixo Maior Que a Tua Mãe e Teclados Que Te Fazem Sentir Coisas” – in MySpace e com cartão de visitas destes que precisa de maior ou melhor discrição? É Uma Água é um EP perfeito (como poucos o conseguem ser), Paus são uma banda genial (como muitas tentam ser e não conseguem) e assim se concluí que 2010 está feito no concerne à melhor coisa feita neste rectângulo. Nota Mental: Obrigatório ver ao vivo.
E cá está 4 anos de posts, umas vezes com mais frequência e outras vezes nem por isso, seja como for lá vou eu escrevendo e lá vão vocês lendo, por isso.... siga!!!