2007/05/12

Azevedo Silva

Arte Livre

"Tartaruga! Por uma arte livre.", frase do próprio artista, que se pode ler no seu myspace, reflecte, a meu ver, o que de um músico se espera: a liberdade de criação musical sem quaisquer constrangimentos económicos. Esta atitude assumida em Tartaruga e cada vez mais rara nos tempos que correm, faz deste disco um trabalho absolutamente louvável no panorama musical luso.Mas não é apenas pelo facto de este segundo disco de Azevedo Silva (o primeiro foi o EP Clarabóia) se encontrar disponível gratuitamente, em http://www.virb.com/azevedosilva, que o torna louvável.
O seu mérito reside particularmente na capacidade de imediatamente cativar o mais negligente ouvinte português, quer pelo dedilhar da guitarra acústica, a lembrar o saudoso Zeca Afonso, quer pelas elementares letras, palavras austeras e realistas, que soam como pungentes acoites na consciência, de que é exemplo “Abutres” o quarto tema: “Anda, vem cá ver um exemplo do uso do verbo mandar. Olha, sai ao papá, cabrão do menino. Também bate na mãe? Talvez seja o destino”.
É música simples mas a simplicidade não belisca a intensa mensagem que envia a todos nós. Vale a pena reflectir sobre as emoções que brotam das suas letras. Tartaruga é até à data o mais singular e bem concebido disco português produzido em 2007.

Momento Mágico: Liberdade


Azevedo SilvaTartaruga (2007) – Lástima
http://www.virb.com/azevedosilva

OUTRO PENSO por António Antunes

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou brasileira, conheci as músicas do Azevedo Silva no myspace, pois fico pesquisando bandas e cantores de vários países. Adoro ouví-lo, pois pois combina letras fortes (no sentido que nos fazem pensar e nos tocam enquanto sentimento) com a delicadeza dos arranjos, dedilhados no violão. Ouço-o sempre. Os cds Autista e Tartaruga estão disponíveis para download no site: http://www.lastima.net/. Bem como o grupo a qual ele fazia parte Madcab...