2009/01/16

Animal Collective

Arco-Íris de Som

Com Merriweather Post Pavilion os Animal Collective, atingem definitivamente o nirvana musical e com isso alcançam o patamar máximo da fama no universo indie. Quando muita gente (eu incluído) achava que depois do Feels isso seria impossível, aparecem logo no inicio de 2009, com um disco sublime. Merriweather Post Pavilion é experimentalismo popular, agarra em loops, em minimalismos electrónicos e precursões descompassadas e como um pequeno castelo de cartas vai edificando uma muralha de sons e contra-sons, com isto nasce um pequeno cosmos de coros, onde a duplicidade das vozes de Avey Tare e de Panda Bear conseguiram atingir a perfeição, nunca estiveram tão perfeitamente sobrepostas, há como um elemento mágico a unir os dois timbres, resultando daí um pequeno universo colorido, um arco-íris harmonioso.
My Girls”, “Also Frightened”, “Lion In a Coma” e “Brothersport” são 4 provas de já nada acontece por acaso, os Animal Collective são uma banda milimétrica, são exactos e concretos, sabem e conhecem de cor o caminho que estão (e irão) a percorrer, depois de trabalho fiquei de sobreaviso, o melhor ainda poderá estar para vir.
Com este trabalho e com a rápida chegada do fim da década, acho que se pode afirmar que os Animal Collective são talvez a banda mais importante e mais influente destes últimos 10 anos. Ao longo deste tempo foram deixando a sua marca, o seu estilo, a sua forma de trabalhar e isso foi fazendo história, hoje para além de donos de uma carreira repleta de excelentes discos (Here Comes The Indian; Sung Tongs; Feels; Strawberry Jam), são criadores de uma sonoridade própria, perfeitamente identificável.

Momento Mágico: Lion In A Coma


Animal Collective - Merriweather Post Pavilion (2009) - Domino


Animal Collective (site) & MySpace

1 comentário:

Torres disse...

olá António.
gosto muito do teu blog. leio com bastante frequência.

coloquei um link no meu, o vai uma gasosa?.

um abraço
António
www.vaiumagasosa.com