2009/11/03

The XX

Novidade Perfeita

Cada vez são menos as bandas que conseguem, logo ao primeiro disco focarem tanta atenção sobre si, aparentemente a razão disso terá mais a ver com nossa desconfiança, do que com uma divulgação/produção menos capaz, todo este raciocínio daria para uma curta tese, mas isso pouco importa agora, o que quero salientar é que essas bandas existem e estão por aí, à curta distancia de um clique, é só procurar (segue-se um exemplo do que falo).
A banda Londrina fundada em 2008, agarra na componente mais suave e mais elementar de uns Young Marble Giants e colando uns ritmos deprimidos de uns The Cure, produz uma sonoridade localizada algures entre o fim dos anos 80 e o principio dos 90. A magia criada pela conjugação das vozes de Romy Madley Croft e de Oliver Sim, reveste estes The XX de uma aura de aprazível sedução (“Crystalised” / “Stars”), um caminho de subtis manipulações (“VCR” / “Basic Space”) ou então uma paixão descontrolada (“Infinity”). Com o aproximar do fim de 2009, começo a esboçar a lista dos melhores do ano, sinceramente não sei nem imagino ainda, qual a ordem em que vou por este disco dos The XX, mas tenho quase a certeza que ficará nos 5 primeiros.

Momento Mágico: Infinity


The XXXX (2009) - Young Turks


The XX (site) & MySpace






2 comentários:

Sara Deever disse...

Confesso que já me tinha perguntado por este post aqui, portanto rejubilei quando vi o título e ainda mais na escolha para momento mágico, a viciante Infinity!
Gostei muito de ouvi-los ;)

Blog que sigo atentamente, obrigada.

João Gaspar disse...

Boa tarde!

Estou a iniciar um projecto que consiste na criação de uma Web-Zine cultural, intitulada de "A Garagem", que tem como objectivo máximo a divulgação da produção artística em Portugal, podendo também divulgar alguns projectos e criadores internacionais. A revista irá abranger os mais diversos ramos artísticos, sendo que cada pessoa poderá colaborar com textos de ficção (contos, poesia, opinião), humor, fotografia, pintura, design, BD, críticas de música, cinema e literatura, etc, etc...

Gostaria de entrar em contacto, via-mail, para poder saber da sua disponibilidade para tal projecto...

kashmir.gaspar@gmail.com