2006/09/28

The Hidden Cameras

Uaooo


Se em 2004 me tinham espantado com "Mississauga Goddam", em 2006 chega a confirmação, "Awoo", é um álbum íntimo, precioso e directo. A construção deste proto-pop que nos chega do Canadá, na voz de um tal de Joel Gibb, lider-pai dos Hidden Cameras, é absorvente e lindíssimo.
Ao fim de algumas audições, a sensação que fica é que o conheço desde sempre. E é uma sensação óptima, isto porque este disco remete-me constantemente a lembranças passadas e isso acontece por duas razões:
1º - não há qualquer tipo de inovação;
2º - é pop pura e dura.
Li algures na net, a seguinte definição "gay church folk music", gosto, concordo e ri-o baixinho.
Deixo uma pergunta no ar: Será que sou o único, a sentir na voz de Gibb, uma vibração tão genuinamente Stip(e)iana?

Momento Mágico: "Heji"


The Hidden Cameras - "Awoo" (2006) - Arts & Crafts

2006/09/26

Camera Mágico

Vá Para Fora e Fique Por Lá


Isto é tão 60's, imagino vestidos às bolinhas e sapatinho de verniz. A voz – não, a vozinha – da Tracyanne Campbell está no ponto ideal, apesar de dar a sensação que vai quebrar a qualquer instante, mantêm-se firme do princípio ao fim de cada tema.
Intimista e sentimental a musica dos Camera Obscura é natural, como as paisagens da Escócia (de onde são naturais), li algures a palavra "Pastoral" e é isso mesmo que eles são.
Ao longo do disco, os 10 temas correm e escorrem de uma forma simpática e sem deixar qualquer tipo de mágoa ou sentimento de culpa.
A confirmar no próximo dia 26 de Outubro, em Coimbra no TAGV - Saber Mais -.


Momento Mágico: "Lloyd, I'm Ready To Be Heartbroken"


Camera Obscura: "Let's Get Out of This Country" (2006) - Merge

2006/09/22

Magoo

Acne Juvenil

Um pé na electrónica e uma mão na pop, e aí vão eles caminhando lentamente pela avenida, enquanto cantam "la la la las" sem fim, senhores e senhoras os Magoo (nome potencialmente idiota, mas é mesmo só isso, potencialmente).
Fresco e saboroso, devia ter sido ouvido no início do Verão, mas por algum motivo desconhecido, chegou com a folha caduca.
Poderia referir influências, mas seriam tantas as bandas que cabem neste disco, que não vou ser maçador, até porque, é esse exercicio mental que cria uma certa relação e uma certa apatia entre o ouvinte e a banda.
Todo o disco é juvenil, é primário, simples e repleto de lugares comuns, enfim é quase inocente.
Quero ter borbulhas, outra vez.

Momento Mágico: "Golden Tones"


Magoo - "The All Electric Amusement Arcade" (2006) - Series 8


2006/09/21

Sparklehorse

Sombra ou Mel


No universo que me rodeia, muita coisa só faz sentido, com a existência de amizade. Preciso de amigos. E isto porque? Qual a razão?. A resposta é simples, o vácuo, odeio o vácuo, o vazio, o nada, o silêncio, tudo isto me provoca azia.
Encontrei um novo amigo, é sofisticado, carismático e cheio de pinta. Transmite paixão e irradia simpatia por todos os poros.
Mark Linkous e os seus Sparklehorse são meus amigos e sou amigo deles.
Vou-lhes abrir a porta de minha casa e deixá-los entrar, vem também…

Momento Mágico: "Shade And Honey"

Sparklehorse - "Dreamt For Light Years In The Belly Of A Mountain" (2006) - Parlophone



2006/09/20

Chad VanGaalen

O Canadiano

A voz quase sempre longínqua é o cartão de visita deste senhor. Chega-nos aos ouvidos como se fosse um eco, uma voz do alem e que muitas situações fica no limiar da desafinação.
Se por vezes aparece eléctrico, noutras surge-nos acústico (aqui e ali temperado por uma perfeita harmónica), seja como for o resultado são canções simples mas carregadas de alma. Nota-se um completo relaxamento na forma de compor os temas, não há complexidade nenhuma, tudo simples, extremamente simples, mas sempre muito eficaz.
Há uma imensa estrada a percorrer, espero que demore a chegar onde pretende, para já a única coisa que lhe peço é que a percorra a este ritmo, a esta velocidade de cruzeiro, porque quando passa liberta um imenso perfume sonoro.

Momento Mágico: “Dead Ends”


Chad VanGaalen - "Skelliconnection" (2006) - Sub-Pop

2006/09/17

M. Ward

O Pós-Guerra

Há neste senhor algo de Will Oldman, há também um Ryan Adams mas mais ébrio, ao mesmo tempo há imensa ingenuidade, daquela como se tivesse a fazer tudo isto pela primeira vez (coisa que nem é verdade, visto este ser o 5º álbum de originais).
Pela primeira vez, M. Ward usou uma banda de suporte, durante o processo de gravação, o que confere ao disco arranjos musicais excelentes, bem construídos e que reflectem um apurado profissionalismo.
O resultado é um disco repleto de paisagens solarengas e cheias de poeira, e onde normalmente o que está para acontecer, fica só pela intenção (sem que isto seja nada de negativo, antes pelo contrário)

Momento Mágico: "Magic Trick"


M. Ward - "Post-War" (2006) - Merge

2006/09/14

Grizzly Bear

A Melancolia Vive Numa Casa Amarela

A melancolia pode viver algures, entre vozes perdidas na bruma e o bater de coração mais acelerado de alguém, que se perdeu na mais negra das florestas.
Estamos sem dúvida, perante um disco emocional.
Há dedilhados de guitarra, tocados de uma forma descontraída, como se nada fosse importante.
Existe uma despreocupação musical, que faz todo o sentido e faz toda a diferença.
Enfim, existe um voar sem tirar os pés do chão.

Momento Mágico: "Knife"

Grizzly Bear – “Yellow House” (2006) - Warp

2006/09/13

Nasceu Hoje

Numa época em que todos ou quase todos, têm um blog, porque não havia de ter eu um?
A ideia é simples, relatar as muitas coisas que vou ouvindo, de uma forma nada ou quase nada profissional, não pretendo nem tenho intenções de alcançar algo... apenas arquivar os meus pensamentos...