2008/10/19

Tv On The Radio

Disco do Ano?????

Os dois anteriores álbuns (Desperate Youth, Blood Thirsty Babes – 2004 / Return To Cookie Mountain - 2006), foram amplamente aclamados pela critica da especialidade, sendo que na altura foram apelidados de “inovadores”, “reconstrutores”, “novos donos do post/rock mais experimental” e de mais umas centenas largas de cognomes. Quanto a mim não retiro uma só virgula, são ambos álbuns essenciais e será um pouco difícil compreender tudo o que se passou no mundo da musica desde 2000, passando ao lado de ambos os dois discos.
Logo que se soube, que se encontravam em estúdio, começou o adorável murmurinho de como seria o disco. Quando finalmente Dear Science viu a luz do dia, houve um misto de apreensão e de alegria, isto porque é diferente, podia-me por aqui a filosofar sobre se é ou não melhor que os anteriores, mas o que eu quero mesmo destacar é que Dear Science é um disco distinto dos 2 primeiros. E a que se deve esta distinção, esta diferença?
Os TV On The Radio abandonaram (um pouco) a sua costela mais rebelde-indie, criando um elementar disco de canções. Deixaram de parte as componentes electrónicas e os sons da maquinaria mais pesada, e com um toque de grande classe e charme aplicaram todo o seu saber no puro prazer de fazer canções, enfim puseram de parte o pret-a-portê e dedicaram-se á alta costura.
Dear Science é uma impressionante colecção de canções: “Halfway Home” o tema de abertura caminha pelo lado limpo da estrada, não há transito, nada preocupa, paira no ar a certeza da chegada (uma das melhores aberturas de disco que ouvi em 2008); “Crying” é meio termo entre o pop-jazz e as componentes mais electrónicas da soul music; “Dancing Choose” é TV On The Radio no seu melhor, jogos de vozes sónicos, irritação jazzistica q.b.; “Family Tree” é uma balada perfeita, tudo está no sitio, as vozes, a colocação instrumental, uma pérola que valeria todo o disco, felizmente não está só, está presente todo o colar.
A banda de Brooklyn sabe o que quer, sabe para onde vai, vive em perfeito estado de graça, gere a sua carreira de uma forma subtil, caminhando umas vezes pelo lado perfeito da via outras vezes indo em contra-mão, o resultado esse é sempre sublime.

Momento Mágico: Shout Me Out


TV On The RadioDear Science (2008) - DGC/Interscope


TV On The Radio (Site) & MySpace


Sem comentários: