2010/02/10

Gil Scott-Heron

Velho Ancião

Ao contrário da grande maioria das coisas que tenho lido na net, eu não conhecia de todo este velho ancião, é bastante provável que já tivesse em tempos, lido o seu nome algures, mas nunca o suficiente para o fixar (coisa que entretanto já resolvi, indo ouvir quase todo o material dos anos 70 deste autor). Toda esta explosão de palavras à volta do nome de Gil Scott-Heron, tem como principal detonador as suas próprias palavras. Passo a explicar, Gil Scott-Heron é um poeta que canta, usa o vocabulário como arma de revolta num mundo povoado de problemas sociais, usos e abusos, tudo isto tendo como base o “faz como eu digo e não como eu faço”, visto ele próprio padecer desses problemas. Após uma longa paragem Gil Scott-Heron regressa a estúdio e grava I’m New Here, o que não deixa de ser um título caricato para um autor, que conta com mais de uma dúzia de álbuns gravados.
I’m New Here é um álbum de um sexagenário, a quem o tempo apenas deu destreza de espírito e amplitude de vida, musicalmente é perfeitamente actual, estando a par dos seus pares. O ambiente poético que nasce logo no inicio de I’m New Here é a prova de que o velho Gil Scott-Heron regressa de um sítio doloroso, de um lugar sombrio e de privação; com “Me And Devil“ visita as linhas sonoras negras e sombrias de Burial produzindo uma zona profundamente obscura; em “I’m New Here” é um cantautor folk de palha ao canto da boca; “Your Soul And Mine” um loop mental, completo com um poema austero; “New York Is Killing Me“ um choro repetitivo, um canto urbano de sofrimento.
I’m New Here que é já um dos grandes discos de 2010, peca apenas pela sua curta duração, quando começa a penetrar-nos a alma e fazer-nos felizes acaba, problema de fácil resolução, basta clicar novamente no play.

Momento Mágico: Me And The Devil


Gil Scott-Heron - I'm New Here (2010) - XL Recordings Ltd.


Gil Scott-Heron (site) & MySpace


1 comentário:

Bruno Coelho disse...

Excelente regresso!

Sabes que o gajo da XL Recordings foi visitá-lo à prisão para lhe propor gravar um álbum quando ele saísse.
E, como já deu para ver, ele aceitou :)