2007/07/18

Bill Callahan

Com Alma

A voz é um aroma, não interessa agora (ou noutra altura) auferir a sua qualidade, se é cristalina, angulada, negra, rouca ou de qualquer outra cor, forma ou tamanho, o que importa é afirma-lo como ponto de contacto, como lembrete instantâneo e poder dizer: “olha isto é….”. E isto é Bill Callahan.
Este anterior momento de prosa, nasce após a audição do último trabalho do Sr. Smog. Woke On A Whaleheart, um disco repleto de alma, onde a luz se cruza com a sombra, uma espécie de eclipse total do sol, mas com uma duração superior ao normal. Bill Callahan é um songwriter por excelência, onde temas com o sexo, a paixão, o amor, a natureza circundante, são explorados de uma forma intensa e com uma beleza fora do comum, mas sem nunca sair do imensamente banal. Musicalmente a forma como disco está construído, abandonando quase por completo a linhagem eléctrica e criando um corpo suportado em sons de órgão e bateria despreocupada, dando-lhe uma visão gospel-country.
Woke On A Whaleheart não é mais do que um paraíso construído à imagem de Cash “The Wheel” ou de Cohen “Diamond Dancer”, ”A Man Needs A Woman Or A Man To Be A Man” é pura e directa, uma canção densa e ampla.
O primeiro trabalho em nome individual de Bill Callahan, é um disco atestado de emoções, sentimentos e energéticas ondas de paixão, deixando os simpatizantes de Smog baralhados, pois o resultado final é soberbo, sendo que Woke On A Whaleheart é um dos grandes trabalhos de 2007.
Bill Callahan é um senhor a seguir com imensa atenção, prevejo uma continuidade da obra, mas com cada vez mais sensibilidade e maior simplicidade.

Momento Mágico
: Diamond Dancer


Bill Callahan
- Woke On A Whaleheart (2007) – Drag City


1 comentário:

Bruno Coelho disse...

Tenho que arranjar isso, tenho.