2008/06/22

Fuck Buttons

Circular

A propagação sonora dos primeiros minutos de “Sweet Love For Planet Earth” (o primeiro tema do primeiro álbum de Fuck Buttons) é fortemente psicótico, aliás chega a ser quase psiquiátrico, surgem milhares de drones por todo lado e querem ficar a viver à força no recanto mais escuro do nosso cérebro. É uma pura rajada cósmica que durante 9 minutos, nos amotina o estômago, nos massacra toda a estrutura óssea. É uma imaculada implosão de sensações, uma demonstração cabal que é possível estoirar, com tudo o que está previamente convencionado. “Ribs Out” alimenta a esperança em conseguir sair deste inferno, em que se tem transformado o mundo á nossa volta. É genuíno grito tribal a combinar com a réstia de fé, que ainda vai sobrando em cada um de nós, uma espécie de angélicos missionários em desespero de causa. O episódio seguinte “Okay, Let's Talk About Magic”, adensa ainda mais a parte negra do universo dos Fuck Buttons, é um puro buraco negro, atrai toda a massa á sua volta, nada sobra, toda a luz é por ele absorvida, o que está para lá ainda ninguém sabe. A confiança retorna às primeira batidas de “Bright Tomorrow”, vagueia-se meio caminho para depois e após uma intensa batalha de ruídos, se retornar ao ponto de partida.
Se no inicio do disco se destrói toda a estrutura, com os loops de “Colours Move” chegamos à alma, ao espírito da coisa, só que infelizmente (ou talvez não) a esta altura, todos os sectores deixaram de estar ligados entre si, pouco ou quase nada sobrou, resta apenas uma pequena e suave névoa no horizonte, no ar ficou apenas a pairar a ideia, de que logo que tudo o pó desapareça, ser possível voltar a edificar tudo novamente.
Brits Andrew Hung e Benjamin John Power, assinam um potentíssimo disco de estreia, não é um disco dócil, não é um disco fácil, não é um disco para todos, é preciso abraçá-lo, é preciso compreende-lo. O fundamental é ouvi-lo com imensa atenção, o importante é dar-lhe espaço, o que é realmente necessário, é quebrar barreiras mentais e sonoras.

Momento Mágico: Sweet Love For Planet Earth


Fuck ButtonsStreet Horrrsing (2008) - ATP Recordings

1 comentário:

Unknown disse...

Os Fuck Buttons são, sem dúvida, uma grande revelação musical deste ano.