2008/06/05

Bon Iver

Sofrido

Bon Iver é um sofredor, mas sofre com prazer, é uma alma solitária com corpo físico e é com o espírito destroçado que desenha For Emma, Forever Ago. Justin Vernon aka Bon Iver constrói temas musicais recorrendo a dois simples factores, musicalmente agarra-se ao folk-acustico, enquanto em relação às palavras agarra-se à poesia ou seja estamos perante o perfeito songwriter. Bon Iver com esta perfeita voz em falseto, com esta guitarra sempre em permanente penar e rodeado por este clima sombrio e nebuloso, vai narrando histórias de amor não correspondido, paixões impossíveis, separações dolorosas, onde pouco espaço há para a alegria e para os dias claros.
For Emma, Forever Ago inicia o seu árduo caminho com “Flume” uma longa caminhada por dias amargurados, onde há muito o sol já não habita, o tempo ficou imóvel naquele preciso momento em que o dia termina e a noite ainda não acordou. “The Wolves“ é um místico coral gospel, submergido por vozes em ruína, onde o isolamento é uma imagem perfeita, a solidão só pode fazer bem. A entrada de “For Emma” faz-se ao som de uma guitarra transversal, antevendo uma música com algum sol, mas logo se transforma novamente num dia carregado de nuvens cinzentas. Bon Iver pode-se arrumar na mesma prateleira, onde vivem nomes como Iron & Wine, Elvis Perkins ou Sparklehorse, dividem todos o mesmo intenso aroma da América profunda, daquele país que raramente é divulgado nos folhetos turísticos.
For Emma, Forever Ago é profundo e sentido, consegue ser ao mesmo tempo negro, mas também ser intensamente luminoso.

Momento Mágico: Creature Fear


Bon Iver
For Emma, Forever Ago (2008) - Jagjaguwar

4 comentários:

The Rocks disse...

Olá, cmo vai?
Vim dizer que achei sua resenha muito interessante e fiquei com vontade de ouvir o disco.
Parece o tipo de música que eu gosto.
Bom fim de semana.

Anónimo disse...

Legal tua resenha. Bon Iver faz melancolia musical, em estado puro. Minha preferida é Re:Stacks.
Interessante colocares junto Bon Iver e Iron & Wine, pois os dois fazem parte da trilha de um episódio de final de temporada da série de TV House e evocam o mesmo clima, de melancolia e nostalgia.

Anónimo disse...

http://blog.myspace.com/index.cfm?fuseaction=blog.view&friendID=155754525&blogID=431845129

Lcego disse...

Descobri Bon Iver há uma semana. Não consigo deixar de ouvir, já pedi importação à fnac, espero mesmo que um dia pela tour europeia passe também por cá.