2008/09/05

The Black Keys

Em Crescendo

O velho e sujo garage rock está de volta. Na verdade não andou desaparecido, enquanto vagueávamos pelas outras divisões do palácio, os Black Keys andavam a ler o manual, que alguém deixou esquecido na prateleira dos fundos. Com o The Big Come Up (2002), dá-se inicio ao projecto, apoiados no lado mais negro do blues, traçam um objectivo concreto, desenhar uma estrutura em duo e partirem de encontro ao lado mais cru da coisa. Auerbach (guitarra/voz) e Carney (bateria) definiram assim de uma única assentada o seu objectivo, fazer da simplicidade musica. Seguiram-se Thickfreakness (2003), Rubber Factory (2004) e Magic Potion (2006), sempre com o objectivo de cortês de marcarem um estado de alma, aperfeiçoando o mundo á sua volta, traduzindo em notas de musica a energia e o vigor que percorre as veias de ambos.
É com este engenho que chegam a 2008 e é assim que nasce Attack And Release. O novo álbum de Black Keys, é o mais apurado de todos os seus trabalhos, está perfeitamente lapidado, foi intensamente pensado, está mais dormente, bastante mais comedido e controlado, isto deve-se fundamentalmente ao mão mágica de Dangermouse.
Attack And Release vive para além do simples duelo entre dois músicos, é mais do que isso, os The Black Keys cresceram e é muito provável que nem tenham reparado e ao afastarem-se um pouco do produto original, souberam conquistar um espaço que é seu por direito. Tudo o resto é uma deliciosa e redonda mão cheia, de temas repletos de electricidade estática, a saber: “All You Ever Wanted”; “I Got Mine”; “Strange Times”; “Remember When (Side A)”; “Oceans And Streams”.

Momento Mágico: Things Aint Like They Used To Be

The Black Keys - Attack And Release (2008) – Nonesuch


The Black Keys (site) & MySpace

Sem comentários: