2007/08/23

They Might Be Giants

Universos Paralelos

Os They Might Be Giants nunca foram muito convencionais, ao longo da sua extensa carreira procuraram sempre diversificar a sua sonoridade, como se pode comprovar na sua prolífica discografia e na diversidade de projectos nos quais se envolveram.
O novo disco da banda The Else, o décimo segundo da sua carreira, surpreende da forma mais imprevisível, ao invés de apresentarem um disco à imagem dos seus antecessores, os They Might Be Giants optaram por trilhar um caminho muito próximo do indie rock mais convencional que os afasta das sonoridades a que nos habituaram. As duas primeiras canções reflectem esse rock mais convencional, inesperado na banda, sem prescindir de alguns elementos tão característicos à sua música como o sarcasmo e a ironia presentes em “I’m Impressed” e no hino ao poder feminino “Take Out The Trash”.
Contudo, quando menos se espera, ao fim de cinco músicas assiste-se a uma inversão musical e o regresso ao universo musical tão característico da banda pejado de instrumentalizações estranhas, de quebras inesperadas e de letras enigmáticas. Refiro-me concretamente a canções comoWith the Dark”, “Withered Hope”, “The Mesopotamians” e, principalmente, “The Shadow Government”.
Para os fãs mais dedicados de They Might Be Giants, poder-se-á dizer que a segunda metade do disco é mais coesa e próxima do “norte” musical da banda, contudo a primeira metade é igualmente poderosa, embora distante das suas coordenadas musicais mais frequentes.
The Else é um bom disco, que não irá desiludir os fãs mais dedicados e que pode auxiliar a conquista de novos fãs, e é o espelho de uma banda que continua a divertir-se e saber divertir.

Momento Mágico: Withered Hope


They Might Be Giants - The Else (2007) - Zoe

Sem comentários: