2007/09/04

Collective Soul

Novo Fôlego

Formados no inicio da década de 90 os Collective Soul foram, incorrectamente, associados ao fenómeno grunge que, na altura, atravessava o mundo. Na verdade, a banda liderada por Ed Roland nunca compartilhou o universo musical das bandas que lideraram este movimento musical e sempre se caracterizou por uma sonoridade pop/rock, polvilhada por alguns elementos característicos do hard rock e da música tradicional americana.
Se em determinada fase da sua carreira atravessaram tempos conturbados a nível de criação musical, como se pode comprovar em Blender o disco menos conseguido da sua discografia, os Collective Soul regressam em 2007 à “boa forma” com a edição de Afterwards, um disco coeso e enérgico que confirma os bons indicadores dados pelo antecessor Youth, e afastam, definitivamente, as dúvidas existentes acerca do futuro da banda.
A faixa de abertura "New Vibration", assente num poderoso riff de guitarra é a pedra de toque para um bom disco. Em Afterwards impera o rock, muitas vezes melódico, e canções como What Can I Give You, All That I Know, I Don’t Need Anymore Friends, Hollywood (single de apresentação) e Persuasion Of You confirmam uma banda com confiança renovada. Se a estes temas associarmos os momentos mais calmos e introspectivos como Bearing Witness, Good Morning After All, Georgia Girl e Adored, outra das suas imagens de marca, o resultado final é um disco que não desiludirá os fãs e confirma Ed Roland como um songwriter de excelência.

Momento Mágico: Bearing Witness


Collective Soul - Afterwards (2007) - Handleman Entertainment

Sem comentários: