2007/09/22

Mick Harvey

O Homem dos Sete-Instrumentos

O multi-instrumentalista australiano Mick Harvey, é provavelmente mais popular pela sua participação nos Bad Seeds, nos quais foi guitarrista e baterista. Com Nick Cave (que conheceu na escola) formou ainda os The Boys Next Door e os Birthday Party no final da década de 70.
Após uma longa carreira nos Bad Seeds, inicia uma carreira a solo com dois álbuns tributo a Serge Gainsbourg Intoxicated Man (1995) e Pink Elephants (1997). Neste seu quarto álbum a solo Two of Diamonds, Harvey tenta mais uma vez sair da sombra de Nick Cave, mas fá-lo recorrendo novamente a versões. Além de um par de originais, o disco reúne sobretudo canções dos “The Saints”, PJ Harvey, Mano Chao, Die Haut, Emmylou Harris, David McComb e Bill Withers.
No entanto, em cada um dos temas que pede emprestado, Harvey revela o seu virtuosismo nos arranjos de semblante baladeiro, emocionais e apaixonados. Não há semelhança entre o original e a versão, quer pela voz em tom rockeiro mas suave, quer pela languidez blues das composições. Por isso Harvey é um genuíno songwriter, o seu cunho pessoal transforma cada original num cover original no seu estilo próprio.
Two Of Diamonds são um punhado de momentos gentis para nos acompanhar durante uma solitária noite de penosas lembranças de erros do passado e amores perdidos.

Momento Mágico: No Doubt


Mick Harvey - Two Of Diamonds (2007) - EMI

Sem comentários: