2007/12/16

LCD Soundsystem

Mestre de Cerimónias

James Murphy é um homem do presente, constrói alicerces musicais perfeitamente contemporâneos, demonstrando com isso que o pop/rock, ao contrário do que muitos dizem, ainda está um pouco longe do fim da validade. Dois anos após a enorme surpresa, que foi o álbum de estreia “LCD Soundsystem”, Murphy e a sua equipa (Pope, Mahoney, Wiley e Gold) regressam com “Sound Of Silver”.
Este segundo trabalho era altamente previsível, tinham ficado imensas coisas por encerrar, tinha sido aberta a Caixa de Pandora e contrário do que reza a história, lá de dentro saíram temas fortemente dançáveis, algo que os New Order alguns anos nos tinham ensinado. “Sound Of Silver” é música que se dança, sem ser dance-music, é o regresso ao melhor que os 80’s e 90’s, é a grande prova que o rock ainda se dança, é electro-punk-rock puro e duro.
A constante mutação vocal de Murphy, que umas vezes se aproxima de Bowie e outras de Byrne, ao ser cruzada com toda a sua experiencia musical, vai fazer nascer Get Innocuos! uma pura repetição doentia de sons perdidos, Time To Get Away é alegria no seu estado mais genuíno, uma canção sem defeitos, North American Scum é mordaz. Com All My Friends há romantismo, há amor para todos. Mas é com Sound Of Silver que se resume todo este trabalho, há uma perfeita redundância, melhor que escrever é transcrever: “sound of silver talk to me, makes you want to feel like a teenager, until you remember the feelings of a real live emotional teenager, then you think again”… façamos o mesmo.
Sound Of Silver” é James Murphy no seu melhor, é espontâneo e imediato, não sofre pressão editorial, (aliás o próprio Murphy é o dono da DFA), é um disco livre e de liberdades.

Momento Mágico: North American Scum


LCD Soundsystem
Sound Of Silver (2007) - DFA

1 comentário:

Bruno Coelho disse...

E acaba com a enorme e surpreendente "New York I Love You".

É isso mesmo, os LCD mostram que o pop/rock ainda tem muito para dar.
E são das melhores bandas que por aí andam ao vivo. De rebentar com um gajo.