2006/12/31

Pink Mountaintops

Disco do Ano

Para ultimo texto do ano, guardei o melhor. Claro que esta coisa, de escolher o melhor de entre várias dezenas de cd’s, tem muito que se lhe diga, mesmo tentando ser o mais objectivo possível, logo se cai no mar da subjectividade, onde tudo é complicado de ordenar e classificar, mas pronto, este é o meu disco do ano.
Existe no timbre de voz de Stephen McBean algo que me deixa num pacífico estado de euforia. Musicalmente “Axis Of Evol” pode soar a uns Spacemen 3 ou mesmo aquela fase “Psycho Candy” de Jesus And Mary Chain (e não sou eu que digo, estou mesmo a plagiar um artigo da net).
Quando Stephen McBean se envolve em qualquer projecto (Jerk With A Bomb, Black Mountain), normalmente resulta em Psychadelic-Rock, no caso especifico (Axis Of Evol) nasce Drug-Rock, que mais não é do que rock arrastado, hipnótico, quase psiquiátrico, em que o combustível principal, é quase sempre uma substancia ilegal (“New Drug Queens”). Stephen McBean vai resistindo a esse lado negro e construindo canções enormes, onde a temática sexo e deus se cruzam com uma frequência impressionante e onde a busca da libertação emocional é imagem de marca.
Se não podem ir à montanha, que venha a montanha a vós e sejam felizes.

E já agora, feliz ano de 2007.

Momento Mágico: Lord, Let Us Shine


Pink Mountaintops – “Axis Of Evol” (2006) – Jagjaguwar

Sem comentários: