2007/05/06

Blackfield

Melancolia pop rock

De regresso em 2007, com o álbum Blackfield II, o projecto liderado por Steve Wilson (dos Porcupine Tree) e pelo cantor israelita Aviv Geffen oferece-nos um disco decididamente “pop rock”, no qual as vozes (uma vez que as funções de vocalista são repartidas), as guitarras e os arranjos da secção de cordas originam dez bonitas canções, harmoniosas, melancólicas e um pouco mais experimentais do que o normal neste tipo de sonoridade.
Muito embora Steve Wilson pareça adoptar um papel de destaque como performer, para além da sua faceta de compositor patente em três canções, não se pode descurar o contributo de Aviv Geffen para esta obra, especialmente porque assume a composição de metade das faixas presentes neste disco.
Resulta desta simbiose criativa um belo disco “pop rock”, dinâmico, complexo quanto baste, bem produzido no qual a secção de cordas é o meio, preferencial, para atingir o estado de espírito pretendido pela banda. As músicas que melhor ilustram essa coerência musical e criativa são “1,000 People”, “Christenings” “Epidemic” e “My Gift Of Silence”.
Dir-se-á que é o disco ideal para ouvir enquanto assistimos ao pôr-do-sol numa praia, agora que o calor começa a aumentar e com ele uma maior languidez.

Momento mágico: Epidemic


Blackfield - Blackfield II (2007) - Atlantic

Sem comentários: