2007/05/01

Parts & Labor

Desconstruções

Numa época em que quase todas as bandas, parecem formatadas e disformadas da mesma forma, onde todas ou quase todas usam as mesmas regras e os mesmos princípios, lá surge uma que se evidência pela sua desconstrução sonora, pela destruição do senso comum musical.
Urgência provocada pela necessidade da explosão sonora, é um marco nos Parts & Labor, já no anterior trabalho Stay Afraid (2006) o constante uso do ruído e da permanente paranóia eléctrica, iam transmitindo ao ouvinte um adorável nó no estômago. Com Mapmaker, continua a hostilidade e agressividade do noise, só que com uma tendência mais linear, não surge a opção do ruído pelo ruído, a opção tomada é consciente e mantida a todo o custo e aqui e ali quase que nasce o primeiro hino noise. Mapmaker é um disco circular e não estou a fazer analogia, é mesmo redondo e é curto o espaço onde se desenrola toda a acção desta banda, não existem espectros nem espelhos, apenas instrumentos e colunas de som, depois basta colocar tudo no volume máximo e aí viajamos nós nos picos dos decibéis.
Melhor que tentar explicar a eficácia da coisa, é ouvir Mapmaker, logo na abertura do álbum “Fractured Skies” como o próprio nome indica uma fractura provocada por uma pancada sónica de alta velocidade, surgida não sabe bem de onde nem como. “Unexplosions” é uma implosão com imenso ruído e cheia de pó. Com “Fake Rain“ surge a canção-noise, o que poderá parecer estranho mas não o é.
Mapmaker é um GPS, para quem acha que o mundo do noise-rock é para pessoas sem sentido de orientação.

Momento Mágico: Unexplosions


Parts & LaborMapmaker (2007) – Jagjaguwar

1 comentário:

Jorge Henriques disse...

"Mapmaker é um GPS, para quem acha "que o mundo do noise-rock é para pessoas sem sentido de orientação."

; )