2008/02/23

Maps

Renascer

O shoegaze volta e meia faz das suas e vai renascendo aqui e ali, de uma forma espontânea e natural, há um passado que não interessa esquecer e há ainda imensa gente a explorar as manias e manhas deste pop quase espacial. Os 90’s estão aqui a cada acorde, as guitarras em constante choro, as vozes sussurrantes, a bateria perfeitamente compassada, o uso das teclas como acompanhamento coral. O projecto etéreo de James Chapman, não esconde as suas influências e é com enorme facilidade que surgem no horizonte nomes como Spiritualized, My Bloody Valentine, Ride, The Stone Roses ou M83.
We Can Create consegue de uma forma simples, mostrar que é possível recriar sons passados, sem entrar em saudosismos idiotas, mesmo que para tal tenha de usar as mesmas regras e as mesmas fórmulas, porque no fim a única coisa que interessa é mesmo só a música.
Com Maps não precisamos de GPS, não estamos perdidos, apenas fazemos uma curta incursão nos anos 90, não há que ter vergonha do quanto o shoegaze soava bem, é verdade que os anos passam e tudo vai mudando, mas também é verdade que recordar é viver (onde é que eu já ouvi isto?)

Momento Mágico: It Will Find You


MapsWe Can Create (2007) - Mute

Sem comentários: