2008/02/07

Vic Chesnutt

Folkrock

Vic Chesnutt teve um acidente aos 18 anos de idade e ficou o resto da vida agarrado a uma cadeira de rodas e é pouco depois disso que decide agarrar numa viola e dedicar o seu tempo ao folk. Com uma enorme força de vontade começa a compor musica e escrever canções, lançando o primeiro disco Little em 1990, daí para cá 11 albuns. North Star Desert é o primeiro trabalho pela Constellation e Chesnutt teve a participação de uma autentica parada de estrelas indie, a saber: Thee Silver Mt. Zion Memorial Orchestra & Tra-La-La Band, Guy Picciotto (Fugazi), Howard Bilerman (Arcade Fire), Chad Jones & Nadia Moss (Frankie Sparo), Eric Craven & Genevieve Heistek (Hangedup), Bruce Cawdron (Godspeed You! Black Emperor,Esmerine) e T. Griffin (The Quavers), o resultado só podia ser um disco perfeito.
A voz de Vic Chesnutt é a principal arma deste novo trabalho, é fortemente peculiar, sonoramente calibrada e suficientemente afinada, de forma que tudo resulta num folk-rock intenso e luminoso, onde toda a parte instrumental encaixa como um puzzle.
North Star Desert é uma caixinha de surpresas: pode partir de uma ingénua e desconcertante melodia de dupla voz (Glossolalia); pode recorrer ao humor negro e altamente mordaz da sua escrita (You Are Never Alone); pode ser uma canção de alerta (Splendid); ou até pode ser pura perturbação psicótica, onde poderão nascer guitarras em pleno pranto (Debriefing ou Marathon).
Na musica de Chesnutt tudo é orgânico, natural e simples, não há espaços em branco, nem falta de luz, tudo flui de uma forma inata, como se o folk lhe corresse nas veias.

Momento Mágico: You Are Never Alone


Vic Chesnutt
North Star Desert (2007) - Constellation

Sem comentários: