2007/11/07

Radiohead

Apenas Canções...

Passaram quatro anos desde que os Radiohead lançaram o seu último disco de estúdio. Pelo que era aguardado com imensa expectativa um novo registo, e se possível que repetisse a qualidade do extraordinário Ok Computer. Esse momento aconteceu finalmente com o lançamento de In Rainbows – disponível apenas online.
Do Ok Computer nada tem, nem tinha que ter. Deixemos esse marco à parte, afinal a História não se repete. O novíssimo álbum dos Radiohead é uma viragem para a banda, primeiro porque é a sua primeira edição própria, segundo porque cada faixa soa como se de um organismo se tratasse, em que cada parte depende directamente de outra, ilustrando um empenho colectivo. Enfim, a banda voltou a ser uma banda, confiando em si mesma.
Mas se há esforço simbiótico de Thom Yorke e companhia, já o mesmo não se poderá dizer do espírito do álbum no conjunto. Verdadeiramente, In Rainbows funciona melhor como um conjunto de canções do que como um todo. Mas cada canção está carregada de musicalidade, sentimento, honestidade e sobretudo humanismo. Aqui estamos longe da paranóia de Amnesiac ou de Kid A, resultante do regresso à estrutura convencional da composição musical. A comunicação com quem ouve é perfeita.
Com tempo, In Rainbows revelar-se-á num disco absorvente, quase sensual.

Momento Mágico: Jigsaw Falling Into Place

Radiohead - In Rainbows (2007)

Sem comentários: