2008/05/05

Dead Combo

Alma Portuguesa

Usando o western, o dark-folk, o tango bandido ou os acordes mais simples de um blues doloroso, os Dead Combo conseguem construir um som com alma portuguesa. A existência desse espírito permanece intacto, devido a forma como entrelaçam o som triste do fado, com todas as referências anteriormente referidas. Há um universo de constante partida, a musica dos Dead Combo é um permanente cais de embarque, o que é talvez uma das principais características dos portugueses, um continuo “estou de partida”.
Lusitânia Playboys é o terceiro disco de originais deste duo lisboeta, constituído por Tó Tripes (Guitarras) e por Pedro Gonçalves (Contrabaixo), durante os 15 temas deste novo trabalho, permanece o fio condutor que os trouxe até 2008, a mistura das ambiências de Enio Morricone com o mais fino extracto do aroma da música portuguesa, o perfeito matrimónio entre a portugalidade e o resto do mundo musical. A forma como cruzam a guitarra e o contrabaixo dá ao som de Dead Combo um minimalismo sombrio, a única coisa que sobra a pós a sua completa audição é a ideia de espectro sonoro, algo que sabemos que existe, mas não se consegue ver, pura e simples fé musical.
Da lista de participações em Lusitânia Playboys constam nomes como Howe Gelb, Kid Congo Powers, Carlos Bica, Alexandre Frazão, etc., todos eles ajudam a divulgar aquele que eu entendo como um dos projectos portugueses, com maior capacidade para a internacionalização. Com Lusitânia Playboys os Dead Combo, provam que o filão por si descoberto tem imenso para explorar, existe muito a escavar e a mostrar, as pepitas vão sendo descobertas e vão sendo apresentadas a um público cada vez mais sedento.
Lusitania Playboys está todo disponível em: Dead Combo - MySpace confirmem, é um favor que fazem a vocês próprios.
A portugalidade tem som, tem alma, tem corpo, mas não se vê.

Momento Mágico: Cuba 1970


Dead ComboLusitânia Playboys (2008) - Universal

Sem comentários: