2007/01/20

The Flowers Of Hell

Elegância Sonora

Ouvem trompas tocadas por anjos, uma estrada de luz abre-se a meus pés, há uma imensidão de branco, tudo é claro, tudo é calmo. A criação de climas arrastados, cheios de ambientes dentro do rock, deveria obedecer a regras rígidas ou pré-existentes, mas para nosso bem e para bem da musica, existem muitas bandas que passam por cima de tudo o que foi estabelecido e caminham na direcção correcta, convictas de que estão certas (e estão mesmo).
Os Flowers Of Hell são assim, determinados, eficientes, convictos. Nascidos em Londres e provenientes de bandas como os British Sea Power, The Tindersticks e The Early Years e recorrendo à encenação de sons de orquestra, usando e abusando da samplagem e da electrónica, conseguem obter um resultado rock altamente concentrado e que doseado em quantidades moderadas nos enviam através das nuvens em mach 3.
“Opt Out” é o exemplo perfeito, sossegado no inicio, moderado a meio, sónico no fim. Com “Symphaty For Vengeance” encontramos uma perfeita zona introspectiva, rematada a final com uma cavalgada sonora de contornos épicos. A vertigem trágica de “Compound Fractures”. O simples planar em “Through The F Hole” enfim, é de partir à descoberta…
The Flowers Of Hell fazem uma visita ao habitat natural de Spiritualized, onde se avistam ao longe os arranjos de metais de Beirut, enquanto que as guitarras voadoras de Explosions In The Sky, percorrem o mundo psicótico dos Velvet Underground e fazem-no não por estarem perdidos, mas porque precisam de se alimentar.
Um disco que devia ter constado, da minha lista de 2006.

Momento Mágico: The Joy Of Sleeping


The Flowers Of Hell – “The Flowers Of Hell” (2006) - Earworm


Sem comentários: