2007/01/20

Koop

Nos Trópicos

Fechem os olhos e ouçam. Depois imaginem-se numa qualquer ilha das Caraíbas, num dia de calor tórrido, o mar azul e a areia escaldante sob os pés. Este é apenas um dos lugares para onde somos transportados em Koop Islands.
Lançado no Outono de 2006, ouvir este terceiro disco da dupla sueca Koop, é viajar sem sair do lugar.
Sempre em base jazzística, somos levados desde o swing das Big Bands dos anos 30 e 40, ao som cabo-verdiano passando pelas marimbas de sabor Jamaicano.
São canções quentes, onde habitam notas delicadas de flautas, saxofones, violinos, vibrafones e pianos, acompanhados de uma alegre batucada conga.
Tudo isto fundido e servido em bandeja electrónica, variando entre o acid-jazz, o downtempo, ou a bossa nova de Nicola Conte.
Os Koop são Magnus Zingmark e Oscar Simonsson, acompanhados pelas vozes de Ane Brun, Yukimi Nagano, entre outros, que depois do lançamento em 2001 de Waltz for Koop, continuam a apostar num género muito próprio que os mesmos auto-apelidaram de swingingtrónica.
A música destes suecos tem um ritmo contagiante, sustentado por uma balanceada energia, tudo num ambiente a altas temperaturas, produzida num exíguo estúdio duma fria Estocolmo.

Momento Mágico: Koop Islands Blues


Koop - "Koop Island" (2006) - !K7

Sem comentários: