2007/10/15

Foo Fighters

Rock Descomprometido

Terminada a aventura acústica que foi Skin & Bones, os Foo Fighters regressam com Echoes, Silence, Patience & Grace, voltam a ligar as guitarras eléctricas e a descarregar muitos volts de energia rock e que melhor exemplo que a faixa de abertura The Pretender, um clássico instantâneo da banda de Dave Grohl. Contudo, o regresso da faceta mais eléctrica da banda não implicou a renúncia ao lado acústico que têm vindo a explorar.
Paulatinamente, Dave Grohl tem assumido um papel maior na cena rock internacional, se é verdade que quando a banda publicou o disco de estreia já não era desconhecido do grande público, não se deixou intimidar, contrariamente a muitos outros artistas, nem mesmo com a transição da bateria para o microfone/guitarra e, gradualmente, tem confirmado o seu enorme talento como songwriter.
Na minha opinião, esse talento atinge o seu auge no presente disco, de facto se no antecessor In Your Honor a banda já tinha optado por um caminho pouco habitual, designadamente no “lado B”, em ESP&G Dave Grohl entrega-se, descomprometidamente, a vários registos atingindo momentos de grande brilhantismo, sendo notória a influência de artistas como Led Zeppelin, Beatles, Steely Dan ou Bruce Springsteen no resultado final.
Se a faixa de abertura já foi destacada pela energia transbordante, que dizer da surpresa provocada pela aceleração repentina de Let It Die, dos coros contagiosos de Long Road To Ruin, da redenção em Come Alive ou da provocação de Cheer Up Boys (You’re Makeup Is Running)”. Paralelamente, reconheça-se a beleza e a tranquilidade de momentos como Stranger Things Have Happened“, “Summer’s End”, “Statues” e, principalmente, Home.
De guitarra em punho ou sentado ao piano, gritando como se não houvesse amanhã ou suspirando tranquilamente, Dave Grohl é relevante e isso, nos dias que correm, é algo de que poucos se podem gabar.

Momento Mágico: Come Alive


Foo Fighters - Echoes, Silence, Patience & Grace (2007) - RCA

Sem comentários: