2008/01/16

Ian Brown

Animal Politico

Passados que foram mais de 10 anos sobre o fim dos Stone Roses, a aventura pop continua. Nos finais dos anos 80, Ian Brown e mais uns amigos criam em Manchester a obra prima homonima The Stone Roses. E é com essa obra que se dá a explosão musical, que se veio designar por Madchester, movimento caracterizado pela fusão do indie-rock com a dance-music, onde para além dos já referidos Stone Roses, habitavam ainda os Happy Mondays, 808 State, James, entre muitos outros.
Mais velho e não tão expressivo como no passado, Ian Brown produz obras mais sossegadas, albuns mais reflectidos, o resultado tem sido uma carreira em camara lenta, sem grandes sobressaltos. The World Is Yours carrega tudo isso às costas, é introspectivo, é pensado, continua a manter a veia revolcionária de Brown, que desta forma continua a destilar e a descarregar sobre os mais diversos cenários politicos e sociais do presente.
O novo trabalho abre com “The World Is Yours” uma demostração de carácter e afirmação, orquestrado q.b., bem ao estilo de uns The Verve. Com “Eternal Flame” Ian Brown assina um tema cheio de estilo, compassado e relaxado. Em “The Feeding Of The 5000” Ian Brown leva ao extremo o seu método construtivo, apesar de imensamente simples, constanta-se que existe muito trabalho de laboratório. No dueto de Brown com Sinead O’Connor em “Illegal Attacks” é mostrado toda a sua vertente politica, relatando em forma de musica o problema Israelo-Arabe e respectivas explosões colaterais.
Ian Brown não morreu, está vivo e bem vivo, há que o continuar a escutar com atenção.

Momento Mágico: Illegal Attacks


Ian Brown
– The World Is Your (2007) - Universal/Polydor

Sem comentários: