2008/01/13

José González

Viagem Lo-Fi

José González saltou para a ribalta graças à inclusão do tema Heartbeats, presente no seu álbum de estreia Veneer, numa campanha comercial de um determinado tipo de televisores. Foi grande o hype gerado à sua volta, rapidamente alguns dos seus temas foram incluídos em séries de televisão (The O.C., Scrubs, One Tree Hill, etc) e todo este processo culminou com o convite feito pela dupla Henry Binns/Sam Hardaker (Zero 7) para que desse o seu contributo musical para o álbum The Garden editado em 2006.
2007 marca o regresso de José González com a edição do disco In Our Nature e para surpresa de muitos, que aguardavam uma alteração drástica no seu som, a prossecução da fórmula iniciada em Veneer. Aprofundando o estilo lo-fi, José González continua a confiar na sua guitarra, num bater de pés ocasional, num suspiro vigoroso (no final do tema In Our Nature) ou em algumas palmas fugazes, para nos transmitir “os aspectos mais primitivos do ser humano” (como o próprio fez questão de afirmar acerca da edição deste disco).
In Our Nature é uma viagem introspectiva, mais negro, explora os recantos mais sombrios da natureza humana com um tom magoado, basta ouvir o primeiro verso do tema de abertura “How Low” (“How low are you willing to go before you reach all your selfish goals?”) para se sentir um arrepio na pele.
“Down The Line”, “In Our Nature”, “Time To Send Someone Away”, “Cycling Trivialities” progridem nesse caminho reflectivo e constituem o núcleo duro deste disco onde o lo-fi, o pop, o rock, a bossa nova e o folk são as ferramentas eleitas por este “artesão” um dos poucos defensores da simplicidade do binómio voz/guitarra num mundo cada vez mais digital.

Momento Mágico: Cycling Trivialities


José González
- In Our Nature (2007) - Peacefrog

Sem comentários: