2008/01/25

Le Loup

Pseudo-Folk

A constante presença do som do banjo, poderia dar aos Le Loup uma roupagem exclusivamente country, mas toda a parafernália musical que circula à sua volta transforma som da banda num perfeito indie-folk. Poder-se-á acusar a banda de Washington DC nascida em 2006, de viver um pouco prisioneira do universo criado pelos Grizzly Bear e Arcade Fire, que nos dias que correm é mais uma constatação que uma acusação, mas penso que os Le Loup souberam aproveitar algumas das características de ambas e criarem um universo paralelo, muito mais ao estilo de uns Notwist ou de uns 13 & God.
Ao primeiro álbum The Throne of the Third Heaven of the Nations' Millennium General Assembly, os Le Loup usam folk experimental e electrónica q.b. aproveitando para continuar a extrair desse filão mais umas quantas pepitas de ouro, que depois de trabalhado irá ser transformado em pequenos belos lingotes.
Se há uns anos isto seria weird-folk, agora é quase passível de ser pop corriqueira, o que demonstra que para além da existência de uma linha de conduta que está a ser seguida por um sem numero de bandas das mais diversas correntes artísticas, há também um certo nível de inteligência que hoje marca as novas tendências musicais, não querendo ficar prisioneiras deste ou daquele género musical.
Todo álbum é rico em pequenos pormenores, desde do canto de pássaros “Canto I”, aos sons da mãe natureza “(Storm)”, a constantes jogos de harmonias vocais em “Le Loup (Not Fear)”. Mas o disco não vive só de pormenores, com “Planes Like Vultures”, “Look To The West” e “Outside Of This Car, The End Of The World!”, já há verdadeiras marcas de fogo, provando que os Le Loup são uma banda cerebral, usando com imenso cuidado e cautela tudo o que lhes tem chegado aos ouvidos. Excelente primeiro disco, banda a seguir com atenção.

Momento Mágico: We Are Gods! We Are Wolfes!


Le Loup - The Throne of the Third Heaven of the Nations' Millennium General Assembly (2007) – Hardly Art

Sem comentários: